CAPONATA { antepasto de beringela }


Beringela... tem vários pratos que podemos fazer com este legume e um deles é o antepasto de berinjela ou conhecida também por CAPONATA uma receita tradicional Italiana.

Esta receita é prática, colorida, econômica e você pode servir com torradinhas, pão integral, acompanhar as refeições e quando mais tempo fica na geladeira maior o sabor.

INGREDIENTES: 1 beringela grande (cortada em cubos pequenos) 3 colheres (sp) azeite de oliva (extra virgem de boa qualidade) 1 cebola pequena ( picada) 2 dentes de alho grande (picado) ½ xícara de pimentão amarelo (picado) ½ xícara de pimentão vermelho (picado) Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Orégano a gosto Cebolinha a gosto 2 colheres (sp) uva passa Azeitonas a gosto ( lavar bem antes para tirar um pouco o sódio da conserva) Um pouquinho de água

PREPARO: Leve uma panela ao fogo e coloque o azeite ( não deixe aquecer muito) coloque então a cebola, quando ela começar a ficar transparente coloque o alho, deixe dourar um pouco em seguida coloque a berinjela, os pimentões, azeitona e o sal, misture bem.

Adicione um pouquinho de água apenas para refogar.

Em seguida coloque a pimenta do reino, o orégano e a uva passa, misture bem e deixe em fogo baixo para refogar por uns 8 minutos ou até perceber que a berinjela já mudou de cor. Por último coloque a cebolinha.

DICA: Pode colocar em pote esterilizado( ferver a água e colocar o pote e a tampa dentro por 15min. deixar secar em um pano de prato e depois colocar a caponata) e conservar na geladeira por até um mês sem abrir ou após aberto consumir em até 10 dias.. - A minha beringela não ficou amarga mesmo não deixando de molho. Mas se preferir pode deixar de molho em água gelada 15 minutos antes do preparo para não correr o risco de amargar.

Confira o passo a passo da receita no canal: https://www.youtube.com/watch?v=EPwwJWlCIAM&t=1s

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!