fbpx

Saborosas Bolachinhas de Fubá sem Açúcar, Lactose e Glúten

Bolachinhas de Fubá

Oiê, amores! Vocês não vão acreditar na delícia que eu trouxe hoje aqui no Blog Mamãe Vida Saudável. Sabe aquela receita que conquista corações e paladares? Pois é exatamente sobre ela que vamos conversar agora. Estou falando das nossas queridinhas Bolachinhas de Fubá, sem Açúcar, Glúten e Lactose. Isso mesmo, um lanchinho saudável que vai fazer a alegria de todos, sem restrições!

Bolachinhas de Fubá

Já imaginou ter uma receitinha prática para acompanhar o cafezinho da tarde e que ainda dá certo na lancheira das crianças? Pois essas bolachinhas de fubá são a escolha perfeita. E você deve estar pensando, “saudável assim, é difícil de fazer, né?” Nada disso! É super fácil e rápido de preparar. Espera só até você testar!

Preparando o Terreno: Os Segredinhos do Sucesso

Antes de irmos aos ingredientes, quer uma dica de ouro? Para que suas bolachinhas saiam tão perfeitas quanto o resultado do vídeo que postei mais abaixo, é essencial pesar os ingredientes. A precisão faz toda a diferença, então, se tiver uma balancinha de cozinha, ela será sua melhor amiga. Se não, colheres e xícaras medidoras já ajudam bastante!

Falando em medida, você sabe quanto é uma xícara padrão? Aqui estamos falando de 250ml, tá? Então, agora que você já sabe o truque, vamos aos ingredientes?

Ingredientes: Os Protagonistas do Sabor

  • 145g de fubá fino (um pouquinho mais que 3/4 de xícara – ideal para polenta, viu?)
  • 40g de amido de milho, o famoso Maizena (aproximadamente 5 colheres de sopa)
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga ghee (sem lactose, mas se não tiver intolerância, use a comum)
  • 1 ovo batido (se gostar, pode passar na peneira)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (opte pelo sem glúten, importante!)
Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável

Mãos à Obra: Preparando as Bolachinhas de Fubá

  1. Agora que você já está com tudo em mãos, é hora de colocar a massa para rolar! Pegue uma tigela e misture o fubá, o amido e o fermento.
  2. Quando estiver tudo juntinho, acrescente o mel, a água, a manteiga e o ovo. Mexa bem até que a massa fique uniforme e macia. A textura certa é aquela que não está nem mole demais, nem se desfazendo, certo?
  3. A próxima etapa é moldar as bolachinhas e colocá-las na assadeira, dando aquela leve achatada com um garfo para ficarem mais charmosas. O forno já deve estar pré-aquecido a 180 graus. Elas vão assar por uns 15 a 20 minutinhos.

Aguarde esfriar (é importante!) e guarde-as em um pote bem fechado.

E se Por Acaso…

Imagine que a massa fique mole: coloque um pouquinho mais de fubá. Se ficar esfarelando, é só adicionar mais um pouquinho de água. O ponto ideal é quando você consegue modelar as bolachinhas sem drama algum.

Conservação: Comidinhas Sempre Fresquinhas

As bolachinhas de fubá ficam ótimas em temperatura ambiente por até uma semaninha. Congelar? Melhor não, tá? A quantidade é generosa: rende cerca de 20 bolachinhas.

Vídeo passo a passo:

Quer ver tudo isso passo a passo? Corre abaixo para o vídeo que eu preparei com todo carinho!

Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável

Em Conclusão: Bolachinhas que Conquistam

E aí, já está com água na boca pensando nas suas próprias Bolachinhas de Fubá? Eu espero que sim! Experimente fazer em casa e veja como é fácil ter um lanchinho saboroso e saudável para toda a família. E quando fizer, não esqueça de compartilhar como ficou. Adoro ver as criações de vocês! Compartilhe este artigo para espalhar a magia das bolachinhas de fubá por aí!

Bolachinhas de Fubá – Veja mais conteúdos como esse em: Receitas Doces

Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável
Olá! Eu sou Silvia Kotaka, uma entusiasta da vida saudável e criadora de conteúdo dedicada. Há oito anos, dei início a uma jornada de transformação pessoal, optando por uma alimentação mais saudável e prática regular de atividades físicas em minha rotina. Essa mudança não apenas resultou na perda de peso, mas também na conquista de uma saúde melhor. Motivada pelos meus resultados, decidi compartilhar minha jornada através de vídeos no Youtube, onde, ao longo do tempo, construí uma comunidade de mais de 1,11 milhões de inscritos. Minha missão é inspirar e incentivar pessoas a abraçarem um estilo de vida saudável, proporcionando receitas deliciosas e dicas valiosas.