Você está aí, do outro lado, desejando saborear uma torta salgada? Pois então, você acabou de encontrar uma receita que vai encher sua cozinha de aromas incríveis e sua boca d’água! E sabe o melhor? Além de ser uma delícia, esta torta salgada é super prática de fazer, saudável e sem glúten – uma combinação perfeita para agradar a família toda!
Ingredientes do Recheio
Para deixar sua torta salgada ainda mais especial, vamos começar pelo recheio. E é tão fácil que você já deve estar pensando: será que dá pra personalizar ao meu gosto? A resposta é sim! Aqui vai uma sugestão, mas lembre-se, você pode soltar sua criatividade.
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de cebola bem picadinha
- 1 dente de alho picado
- 100 gramas de patinho moído (ou, se preferir, frango desfiado ou até mesmo uma mistura de brócolis com cenoura!)
- ½ colher de chá de páprica doce (se você gostar, claro)
- ½ tomate sem sementes, porque ninguém merece aquelas sementes, né?
- Cebolinha a gosto, só para dar aquele toque especial
Obs.: O recheio é o coração da torta salgada, então capriche nos detalhes e escolhe ingredientes que você adora!
Sobre o artigo
Como Fazer o Mix de Farinhas Sem Glúten
Agora que o recheio está preparado, é hora de falar do nosso mix especial de farinhas sem glúten. Ter esse mix prontinho em casa pode salvar muitos dos seus dias de fome!
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 xícara de fécula de batata
- ½ xícara de polvilho doce
Dica esperta: Você não vai usar tudo isso de uma vez. Então, guarde o mix que sobrar em pote bem fechado. Assim, quando a vontade de torta salgada bater novamente, você já tem tudo à mão!

Ingredientes da Massa
Agora, chegou a parte que todo mundo quer – a massa! A base da sua torta salgada precisa daquele toque especial para sair perfeita.
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (porque saúde nunca é demais, né?)
- Sal rosa a gosto (mas se você só tiver o sal comum em casa, não tem problema)
- ½ xícara do nosso mix de farinha (a receita tá logo ali em cima)
- 1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Preparo
Vamos ao que interessa, não é mesmo? Porque é sempre bom saber como transformar esses ingredientes em uma obra-prima de sabor!
- Comece refogando a cebola e o alho no óleo de coco até eles ficarem douradinhos. Isso já enche a cozinha de um cheirinho maravilhoso!
- Acrescente a carne (ou a opção vegetariana que você escolheu) e deixe cozinhar até ficar bem douradinha. Se joga na páprica, no tomate e na cebolinha. Tem coisa melhor do que ver todos esses sabores se misturando?
- Para a massa, em uma tigela média, bata os ovos até ficar tudo homogêneo, depois adicione o azeite e o sal.
- Misture nosso mix de farinha sem glúten e, por último, o fermento. A massa fica na textura certa quando você consegue misturar tudo sem fazer muita força.
- Agora, é hora da montagem – em uma frigideira antiaderente, coloque metade da massa, adicione o recheio e cubra com a outra metade. Achou simples, né?
- Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo até a massa firmar. Depois é só virar com cuidado para dourar o outro lado.
Passo a Passo Sem Mistério
Ah, não se preocupe, eu sei que você pode estar se perguntando sobre o passo a passo. então aqui está o vídeo para você acompanhar tudo certinho.
Conclusão
Viu só como não tem segredo? Sua torta salgada está prontinha para ser saboreada e compartilhar essa delícia saudável com todos na sua casa. Não esqueça de contar para mim como ficou sua versão personalizada!
Ah, e se gostou dessa receita, compartilha com seus amigos e familiares. Afinal, quem não ama uma boa torta salgada?
Escrito com carinho por Silvia Kotaka, sua companheira de receitas deliciosas no blog Mamãe Vida Saudável.
Torta Salgada na frigideira – Veja mais conteúdos como esse em: Receitas Salgadas