E aí, pessoal do Mamãe Vida Saudável que está sempre de olho na saúde e no bem-estar! Já ouviram falar das Novas Diretrizes da OMS para Carboidratos e gorduras? Pois é, as novidades estão no ar e são pra lá de importantes para nossa dieta. Vamos desvendar essas recomendações juntos?
Sobre o artigo
Por Que Essa Reformulação Agora?
Pois bem, o pessoal da Organização Mundial da Saúde tá sempre de olho nas pesquisas mais recentes. Com isso em mente, atualizaram as diretrizes para nos ajudar a combater aquele peso extra que pode aparecer e evitar doencinhas chatas, como o diabetes tipo 2 e problemas no nosso coraçãozinho.
Quantidade x Qualidade: O Que Muda no Prato?
Você sabia que, nesse jogo da alimentação, não é só a quantidade que conta, mas a qualidade também? Então, não é só de cortar gordura e carboidrato que vamos viver, mas de escolher bem o que vamos degustar. A OMS continua na mesma pegada com as gorduras, mas agora bota os holofotes nos carboidratos bonzinhos. Quem aí tá pronto pra abraçar os integrais e as frutas?
Quanto de Carboidrato a Gente Pode Comer?
Essa é a pergunta de ouro, não é mesmo? Se liga: os totais de gordura ainda devem ser no máximo 30% das nossas calorias diárias. A partir dos dois anos, bora preferir as gorduras insaturadas, aquelas amigas do coração, tipo o azeite e as nozes.
E essas gorduras saturadas – oi, carnes e laticínios – a regra é até 10% do total de gorduras. As trans, aquelas vilãs dos produtos industrializados, não podem passar de 1%. Mas ó, pode substituir essas danadas por gorduras saudáveis ou carboidratos amigos, repletos de fibras.
- Repense suas Refeições: Entendendo a Pirâmide Alimentar
- 13 Alimentos Que Melhoram o Sono e Promovem Noites Tranquilas
- Como Substituir Alimentos Processados por Opções Naturais
- Identifique a Alergia Alimentar: Dicas e Sinais a Observar
- Benefícios e Perigos do Chocolate: Como Consumir com Inteligência
E os Carboidratos do Bem?
Carboidratos também podem ser heróis da nossa nutrição, sabia? Esqueça só um pouco das massas e bolos. A OMS diz que têm que ser de qualidade e em quantidades específicas conforme a idade. A partir de dois aninhos, dê um salve aos grãos integrais, frutas e leguminosas, tipo feijão e lentilha.
As Novas Medidas Segundo a OMS
Para facilitar a vida, separamos as métricas fresquinhas para vocês:
Gorduras Sob Nova Ótica
Num prato de 2.000 calorias, o máximo de gorduras deve ser 600 calorias, ou seja, uns 66 gramas. As saturadas devem representar somente 10% desse bolo – aproximadamente 6,6 gramas. Já as trans, esse grupinho tem que ficar no 1%, no máximo 2 gramas.
Fibras e Carboidratos: O que Devemos Saber
Adultos, atenção: pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais, mais 25 gramas de fibras todo dia é o que recomenda a OMS. Pra crianças e adolescentes, temos quantidades um tantinho diferentes:
Frutas e vegetais:
- 2 a 5 anos: 250 gramas diariamente;
- 6 a 9 anos: 350 gramas diariamente;
- Acima de 10 anos: 400 gramas diariamente.
Fibras naturais:
- 2 a 5 anos: 15 gramas diariamente;
- 6 a 9 anos: 21 gramas diariamente;
- Acima de 10 anos: 25 gramas diariamente.
Açúcar: O Limite é Crucial!
E sobre o açúcar que a gente adiciona? A regra de ouro é não exceder 10% do total de energia que a gente consome. Numa dieta de 2.000 calorias, isso representa até 50 gramas (umas 5 a 10 colherinhas de chá).
Com informações de https://vidasaudavel.einstein.br/
Conclusão: Novas Diretrizes da OMS para Carboidratos
Pessoal, agora que já estamos atualizados com o que veio direto da OMS, que tal botar em prática e cuidar ainda melhor da nossa alimentação? Lembrem-se que o equilíbrio é a chave do sucesso.
E aí, conseguiram pegar todas as dicas? Comentem aqui no Mamãe Vida Saudável e compartilhem o artigo com a galera que também quer dar um up na saúde!
Novas Diretrizes da OMS para Carboidratos – Veja mais conteúdos como esse em: Dicas de Alimentação
Deixe uma resposta
Ver comentários