Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Notícias

Dilema dos Energéticos: Até Que Ponto São Seguros?

Silvia Kotaka
Escrito por Silvia Kotaka em 22 de janeiro de 2024
4 min de leitura
Dilema dos Energéticos: Até Que Ponto São Seguros?

Você é daqueles que adora uma latinha de energético para curtir a noite ou turbinar os estudos, já parou para pensar se essa bebida é realmente amiga do seu bem-estar? Essa pergunta roda a cabeça de muitas pessoas, ainda mais quando vemos os jovens consumindo energéticos como se fossem água. Vamos desvendar esse mistério juntos?

Dilema dos Energéticos: Até Que Ponto São Seguros?

Afinal, O Que Tem Num Energético?

Primeiramente, vamos entender o que é essa bebida que promete espantar o sono e injetar ânimo nas veias. Energéticos são bebidas gaseificadas que, graças a substâncias como cafeína e taurina, dão um up na pressão e colocam nosso sistema nervoso central para trabalhar mais rápidos. Bacana, não é? Assim, você se mantém alerta, o cansaço vai embora, e a agitação toma conta.

O Pulso Acelera: Os Efeitos no Corpo

E não demora muito para você sentir o poder de um energético. Em minutos, a magia acontece e suas células começam a dançar o ritmo da energia. Mas, olha só, não é porque o efeito é rápido que você pode abusar, tá? O consumo exagerado pode fazer seu fígado trabalhar além da conta e pôr o coração para correr uma maratona sem treino algum – e isso pode ser um problema e tanto!

Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável

E Quando Dá Ruim?

Mas sejamos justos: um golinho aqui e ali não vai te deixar na pior, a não ser que vire hábito ou seja em quantidades olimpícas. E lembre-se, nada de misturar com álcool, hein? Essa combinação é tipo fogo e gasolina – pode acabar causando uma baita explosão no sistema nervoso e trazer aquele mal-estar que ninguém merece.

Pode Dar Bode?

Falando em mal-estar, se seu coração começar a bater mais rápido que música de balada ou se você sentir um baque no peito, pode ser sinal de que o energético não caiu bem. Tontura, ansiedade, insônia e até tremedeira são alguns dos extras que essas latas podem oferecer – de brinde, viu? E depois que o efeito passa, o corpo parece que entra em pane, deixando você mais cansado que maratonista na linha de chegada.

Energéticos: Só Para Quem Tem a Energia Jovem?

Embora pareça bebida de jovem, nem todos podem – ou devem – se jogar nos energéticos. Se você é menor de idade, se tem algum probleminha de coração ou se sua mente vive numa montanha-russa de ansiedade, é melhor passar longe. E, se você pensava que só o álcool podia desidratar, saiba que esses energéticos também têm o seu truque – então vem cá, você se hidrata direito?

Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável

Vivendo Sem Pilhas

E olha que para estar com a pilha cheia não é só de energético que você precisa. Apostar num estilo de vida mais saudável pode ser a chave para ter pique de sobra, sem os efeitos colaterais da latinha. Dormir bem, comer direitinho, beber água, mexer o corpo e manter a mente relax são só algumas das dicas valiosas para não precisar de energéticos no seu dia a dia.

Refrescando Sem Dependência

Agora que você manjou tudo sobre os energéticos, que tal ajustar o consumo para só quando bater aquela vontade de algo geladinho e cheio de sabor? E, claro, sempre com moderação, combinado?

Este artigo foi revisado pelo Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Conclusão: Mantendo o Equilíbrio

Então, saciou sua curiosidade sobre os energéticos? A dica de ouro é equilíbrio e cautela, além de colocar a saúde sempre em primeiro lugar. E aí, tem algum truque para se manter ativo sem apelar para a latinha? Compartilha com a galera nos comentários e vamos espalhar energias positivas e saudáveis por aí!

Dilema dos Energéticos – Veja mais conteúdos como esse em: Notícias

Canal no WhatsApp - Mamãe Vida Saudável

Oiê,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *